VIETNÃ

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Com 331.210 quilômetros quadrados, o Vietnã fica no sudoeste asiático e faz fronteira com a China, o Laos e o Camboja. A cada dia que passa, a identificação com a guerra perde espaço para um país repleto de belezas naturais, habitado por um povo gentil e hospitaleiro, que invade as cidades com suas bicicletas e que adora o Phò, uma espécie de sopa feita com macarrão de arroz. Aliás, o Vietnã é o segundo maior exportador de arroz do mundo. Seus campos são irrigados pelo delta do Rio Mekong, que também abriga exóticos mercados flutuantes.

As cidades mais importantes do país são: Ho chi Minh, Danong e Hanói, antiga Saigon, e hoje capital do Vietnã. Há 160 km dali está uma das mais belas baias do mundo, Patrimônio Mundial da Unesco desde 1993.

Halong Bay, que literalmente significa “baía onde desceu o dragão”, é Patrimônio Mundial da Unesco e situa-se na província de Quàng Ninh. É formada por mais de três mil pequenas ilhas de calcário, repletas de praias, grutas e cavernas e cercadas pelo verde esmeralda do Mar do Sul da China.

Ho Chi Minh guarda as lembranças da guerra e próximo dali pode se conhecer o famoso complexo de túneis de Cu Chi, utilizados para surpreender os americanos durante os combates. Ainda na parte sul do país, existe o Delta do grande Rio Mekong, que se ramifica após mais de 4.000 km desde sua nascente, fertilizando a terra vietnamita e trazendo vida aos campos de arroz e ao comércio dos mercados flutuantes. Na parte central do país, as cidades de Hoi An, com suas ruas repletas de luminárias coloridas e Da Nang e Hue, a antiga cidade Imperial e capital do país de 1802 a 1945.

DADOS GERAIS

Idioma: Vietnamita. É possível se comunicar em inglês em hotéis e locais turísticos.

Eletricidade: A voltagem no país é de 220V. Embora hoje em dia a maioria dos equipamentos eletrônicos seja bivolt, vale à pena conferir antes do uso. Há basicamente 3 tipos de plugues no Vietnã: A, C e G.

Sistemas de Comunicação – Procure sempre utilizar uma rede Wi-Fi, já que o custo com dados móveis pode ficar bastante elevado. As operadoras brasileiras têm custos diferentes para roaming internacional, consulte as tarifas praticadas por sua operadora. Caso queira estar conectado em tempo integral, você pode optar por comprar um chip internacional (Sim card) de uma operadora local, possibilitando usar internet móvel e fazer ligações. Ou ainda, se o seu aparelho for compatível, você pode adquirir um chip digital (eSim), que permite ativar um plano de dados sem a necessidade de um cartão físico. Neste caso, sugerimos a Airalo. Clique aqui para adquirir eSIM local, regional ou global com 5% de desconto com a Airalo.

Clima: O país possui diferenças climáticas entre o norte e o sul levando em consideração o tamanho do seu território, bastante esticado, compreendido entre uma zona tropical e outra subtropical. De forma geral, a melhor época para se visitar o país vai de outubro a abril, quando a incidência de chuva é menor e o clima é mais agradável. As temperaturas no norte, muitas vezes inconstantes, costumam ser mais baixas nesta época, podendo variar entre 10º e 20º C. O Vietnã é afetado pelo regime das monções que segue de norte para sul do país, trazendo bastante chuva entre os meses de junho a setembro.

As Monções: A palavra monção vem do árabe Mawsim (estação), e se refere aos ventos úmidos sazonais do sul da Ásia que trazem chuvas intensas.
Junho e Julho – Monções afetam o norte do país
Julho e Agosto – Monções afetam o Vietnã central
Agosto e Setembro – Monções afetam o sul do país

Moeda: Dongue (VND). USD 1,00 equivale a aproximadamente VND 26000,00. Cartões são amplamente aceitos para valores maiores, para pequenas lojas ou barracas de rua, é melhor que o pagamento seja feito em cédulas. O dinheiro pode ser trocado no aeroporto, em bancos e casas de câmbio.

DOCUMENTOS PARA EMBARQUE

Para embarque: Passaporte com validade mínima de 6 meses contados a partir da data de embarque e duas folhas em branco lado a lado.

Visto: Brasileiros estão isentos de visto de turismo, para permanência inferior a 03 meses (90 dias).

Criança ou adolescente menor de 16 anos – Consulte orientações atualizadas através dos links abaixo:

Coordenadoria da Infância e Juventude – Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Estatuto da Criança e do Adolescente – art. 83

GASTRONOMIA NA TUNÍSIA

A diversidade e o multiculturalismo da Tunísia também se refletem em sua gastronomia. Pratos mediterrâneos como peixes, polvos, saladas frescas e vegetais como berinjela e abobrinha se juntam às tradicionais receitas árabes como o couscous, o arroz com especiarias e o pão árabe. Da região do deserto chegam as deliciosas e onipresentes tâmaras, damascos e chás, em receitas antiquíssimas preparadas pelos berberes. A Tunísia é um dos grandes produtores de azeites de oliva do mundo e também produz bons vinhos. E, para quem gosta de sabores picantes, a harissa, molho que mistura temperos e pimentas, está presente em quase todas as refeições locais.

O QUE LEVAR PARA A TUNÍSIA

Calçados: Tênis para caminhada e Chinelo

Bagagens:

Mala Principal – Como bagagem principal você pode optar por mala pequena de rodinha ou mala maleável.

Mochila Ataque 20/30L – De uso diário nos passeios e onde serão levados os pertences pessoais durante os dias de passeio, quando levaremos somente o necessário.

Vestuário:

  • Roupas leves esportivas (suplex, tactel, dryfit)

Obs: Apesar de ser um país majoritariamente muçulmano, a Tunísia é um país liberal e não possui regra para vestimentas. Se o seu roteiro incluir visita a uma Mesquita, nesta visita será exigido à mulher que tenha suas pernas cobertas e cubra seus cabelos com um lenço, porém se não possuir, irão disponibilizar na entrada da Mesquita.

Acessórios:

  • Protetor labial | Protetor solar
  • Óculos de sol
  • Lenços de papel
  • Álcool em gel
  • Cantil ou garrafinha de água