TUNÍSIA
INFORMAÇÕES ÚTEIS
A Tunísia é um país localizado no Norte da África. Essa pequena nação do mundo árabe é reconhecida pelos seus sítios arqueológicos e belo litoral mediterrânico.
No caminho de rotas vitais para a navegação no Mediterrâneo, a Tunísia é historicamente um ator importante no comércio mundial. A antiga cidade de Cartago foi um dos centros de comércio mais importantes da Antiguidade. Essa localização estratégica, por outro lado, despertou a cobiça de romanos, árabes, turcos otomanos e franceses, que tentaram estabelecer o seu controle sobre a região. O domínio colonial francês terminou em 1956. Por três décadas, o país foi governado por Habib Bourguiba, inicialmente como primeiro-ministro e depois presidente tunisiano. Ele promoveu ideias seculares, das quais a mais importante foi a emancipação das mulheres.
Para padrões árabes, a Tunísia é um país liberal em relação à participação feminina na sociedade.
A economia é mais próspera que a dos vizinhos e a maior parte da mão-de-obra é empregada no turismo.
DADOS GERAIS
Idioma – Árabe. Embora o francês seja amplamente falado, e muitos tunisianos falam bem o inglês.
Religião – O islamismo é a religião oficial do país, sendo 99% da população muçulmana.
Saúde – O saneamento básico é muito desenvolvido. Mas aconselhamos beber água somente engarrafada e prevenir-se com lenços de papel para uso durante as paradas nos deslocamentos entre cidades.
Eletricidade – A voltagem no país é de 230V. Embora hoje em dia a maioria dos equipamentos eletrônicos seja bivolt, vale à pena conferir antes do uso! As tomadas são encontradas com 2 tipos de plugues: Tipo E ou tipo C.
Sistemas de Comunicação – Procure sempre utilizar uma rede Wi-Fi, já que o custo com dados móveis pode ficar bastante elevado. As operadoras brasileiras têm custos diferentes para roaming internacional, consulte as tarifas praticadas por sua operadora. Caso queira estar conectado em tempo integral, você pode optar por comprar um chip internacional (Sim card) de uma operadora local, possibilitando usar internet móvel e fazer ligações. Ou ainda, se o seu aparelho for compatível, você pode adquirir um chip digital (eSim), que permite ativar um plano de dados sem a necessidade de um cartão físico. Neste caso, sugerimos a Airalo. Clique aqui para adquirir eSIM local, regional ou global com 5% de desconto com a Airalo.
Clima – No norte do país o clima é o mediterrâneo, caracterizado por verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. Já ao sul o clima é árido (ou desértico), marcado pelo calor e baixo índice de chuvas. Com a variação de climas e temperaturas, de acordo com cada região do país, é importante saber quais regiões pretende visitar para entender qual a melhor época. Se você pretende visitar a região sul do país, a melhor época será entre o outono e a primavera (entre o final de setembro até o início de junho). Mas se o seu objetivo é conhecer e aproveitar as lindas praias da Tunísia, o verão pode ser a melhor opção.
Moeda – A moeda é o dinar tunisiano (TND). Leve dinheiro em espécie, em euros ou dólares americanos. Você poderá trocar o seu dinheiro pela moeda local no seu hotel, casa de câmbio ou correios. O cartão de crédito é aceito dependendo do estabelecimento e do valor da compra, para pequenas quantias e lojas de artesanatos e souvenires é ideal que tenha a quantia em espécie.
DOCUMENTOS PARA EMBARQUE
Para embarque: Passaporte com validade mínima de 6 meses contados a partir da data de embarque e duas folhas em branco lado a lado.
Visto: Brasileiros estão isentos de visto de turismo, para permanência inferior a 03 meses (90 dias).
Criança ou adolescente menor de 16 anos – Consulte orientações atualizadas através dos links abaixo:
Coordenadoria da Infância e Juventude – Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Estatuto da Criança e do Adolescente – art. 83
GASTRONOMIA NA TUNÍSIA
A diversidade e o multiculturalismo da Tunísia também se refletem em sua gastronomia. Pratos mediterrâneos como peixes, polvos, saladas frescas e vegetais como berinjela e abobrinha se juntam às tradicionais receitas árabes como o couscous, o arroz com especiarias e o pão árabe. Da região do deserto chegam as deliciosas e onipresentes tâmaras, damascos e chás, em receitas antiquíssimas preparadas pelos berberes. A Tunísia é um dos grandes produtores de azeites de oliva do mundo e também produz bons vinhos. E, para quem gosta de sabores picantes, a harissa, molho que mistura temperos e pimentas, está presente em quase todas as refeições locais.
O QUE LEVAR PARA A TUNÍSIA
Calçados: Tênis para caminhada e Chinelo
Bagagens:
Mala Principal – Como bagagem principal você pode optar por mala pequena de rodinha ou mala maleável.
Mochila Ataque 20/30L – De uso diário nos passeios e onde serão levados os pertences pessoais durante os dias de passeio, quando levaremos somente o necessário.
Vestuário:
- Roupas leves esportivas (suplex, tactel, dryfit)
Obs: Apesar de ser um país majoritariamente muçulmano, a Tunísia é um país liberal e não possui regra para vestimentas. Se o seu roteiro incluir visita a uma Mesquita, nesta visita será exigido à mulher que tenha suas pernas cobertas e cubra seus cabelos com um lenço, porém se não possuir, irão disponibilizar na entrada da Mesquita.
Acessórios:
- Protetor labial | Protetor solar
- Óculos de sol
- Lenços de papel
- Álcool em gel
- Cantil ou garrafinha de água