Pantanal
INFORMAÇÕES ÚTEIS
O Pantanal ocupa uma área de 150.355 Km², possuindo quase 2% do território nacional e é constituído principalmente por savana estépica alagada. Este bioma está presente em apenas dois estados brasileiros: o Mato Grosso com 7% de ocupação do território e o Mato Grosso do Sul com 25%. A região é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância. As principais atividades econômicas do Pantanal são a pecuária, a pesca e o turismo.
No Pantanal, o clima é marcado pelas altas temperaturas, grande índice pluviométrico, um verão quente e chuvoso e um inverno frio e seco. Assim, o solo que se forma é utilizado como áreas de pastagens para o gado. A vegetação pantaneira, dependendo da altitude, envolve as gramíneas, árvores de médio porte, plantas rasteiras e arbustos.
A fauna do Pantanal é bastante diversificada. Levantamentos registraram cerca de 263 espécies de peixes, 41 espécies de anfíbios, 113 espécies de répteis, 463 espécies de aves e 132 espécies de mamíferos sendo 2 endêmicas. Jacarés, capivaras e onças estão entre os principais animais. Dentre as espécies de jacarés mais encontradas estão: o jacaré-do-Pantanal, o jacaré-comum e o jacaré-do-papo-amarelo. Os jacarés não são animais agressivos como vemos em muitos filmes, só atacam os homens quando se sentem ameaçados e sua dieta é à base de peixes. A abundância de água neste grande ecossistema, é um grande diferencial do bioma pantaneiro que favorece a existência de numerosos animais aquáticos. Dentre a variedade de peixes, encontra-se pintados, pacus, dourados, piauçus e jaús. Os jaús são bagres gigantes que chegam a medir um metro e meio de comprimento e pesar 120 quilos.
DADOS GERAIS
Eletricidade – A voltagem na região é de 127V. Embora hoje em dia a maioria dos equipamentos eletrônicos seja bivolt, vale a pena conferir antes do uso.
Saúde – Na região de Poconé encontram-se Postos de Pronto Atendimento.
Sistema de Comunicação – As operadoras que cobrem a região são Vivo, Claro e Tim. Entretanto, nos locais de hospedagem existe a conexão Wi-Fi.
Clima –Qualquer época é legal para se conhecer a região. No Pantanal, o verão é morno e opressivo; o inverno é longo, ameno e de ventos fortes. Durante o ano inteiro, o tempo é com precipitação e de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 13 °C a 29 °C e raramente é inferior a 8 °C ou superior a 32 °C.
Bancos – Na cidade de Poconé, próxima as nossas opções de hospedagem, há Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.



DOCUMENTOS PARA EMBARQUE
Para embarque – São aceitos para embarque carteira de identidade, de habilitação e passaporte.
Criança ou adolescente menor de 16 anos – Consulte orientações atualizadas através dos links abaixo:
Coordenadoria da Infância e Juventude – Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Estatuto da Criança e do Adolescente – art. 83


GASTRONOMIA NO PANTANAL
A culinária pantaneira é extremamente rica, variada e está sempre aliada às tradições pecuária e pesqueira. Segundo a secretaria do turismo do estado de Mato Grosso do Sul, são destaques na gastronomia pantaneira os peixes pacu, pintado e o dourado que podem ser fritos, cozidos ou assados, além do caldo de piranha. O churrasco com mandioca e a carne seca, o tereré (erva-mate servida gelada em chifre de boi), a chipa e a sopa paraguaia. Além disso, a comida típica da região mescla os costumes dos peões boiadeiros, tradições bolivianas e paraguaias com um toque bem pantaneiro.
O carreteiro é o tradicional prato das comitivas pantaneiras que acompanhavam os rebanhos durante o transporte de uma fazenda para a outra. O prato consiste basicamente de dois ingredientes: arroz e carne seca, o famoso charque, que eram transportados no lombo de animais em baús, conhecidos como broacas. Confesso que meu carreteiro é bem mais incrementado. Gosto de adicionar, bacon, calabresa, muita cebola e alho e arrematar com cheiro verde. E quando tem sobra de carne de churrasco, ao invés do charque, uso as sobras. Fica divino!
O QUE LEVAR PARA O PANTANAL
Calçados: Tênis, Bota de Trilha, Papete e/ou Chinelo.
Malas e Mochilas:
Mochila Ataque 20/30L – É a melhor opção para os passeios, pois tem tamanho ideal para levar água, toalha, snacks, protetor solar, lanche de trilha e o que mais você precisar para passar bem o dia.
Mala Principal – Como bagagem principal você pode optar por mala pequena de rodinha ou mala maleável.
Vestuário:
- Roupas leves e de secagem rápida (suplex, tactel, dryfit) para serem usadas durante as caminhadas;
- Calça leve (preferência de tactel);
- Camiseta de manga comprida (para proteção solar);
- Agasalho leve para o trajeto de avião, em que o ar-condicionado é sempre bastante forte, bem como para as noites no Pantanal pois a temperatura cai a noite (especialmente no período de abril a setembro);
- Maiô | Biquíni | Meias | Sunga;
- Boné | Chapéu;
- Toalhas – Uma para banho no acampamento e outra toalha pequena, que aconselhamos ter sempre na sua mochila durante os passeios. As de uso Outdoor (sintéticas) secam mais rápido e absorvem bem. Outra opção são toalhas feitas com fraldas de pano (são leves, secam rápido e enxugam bem)
- Capa de chuva.
Acessórios:
- Lanterna | Lanterna de Cabeça – Pode ser útil para os passeios noturnos;
- Protetor Solar – Recomendamos fator 30 ou mais | Protetor Labial | Repelente
- Óculos para sol
- Cantil ou garrafinha de água são essenciais, pois é importante que você tenha água sempre à mão durante os passeios;
- Medicamentos tomados regularmente.





