ISLÂNDIA
INFORMAÇÕES ÚTEIS
A energia dessa ilha mágica é pulsante e envolvente. Lugar que reúne paisagens de tirar o fôlego, fenômenos naturais surpreendentes, experiências únicas e a receptividade calorosa dos locais. O topo do mundo – como é carinhosamente chamada a Islândia – é também conhecido como a “terra do fogo e do gelo” e abriga os maiores glaciares da Europa e os vulcões mais ativos do mundo.
O poder da natureza islandesa transforma o normal em extraordinário. Um mergulho na piscina se transforma em um banho em uma lagoa geotérmica de azul profundo, uma simples caminhada se torna um trekking em uma geleira cintilante, uma noite em um camping pode tranquilamente virar a experiência mais memorável ao se presenciar as deslumbrantes auroras boreais ou as cores do céu durante o sol da meia noite.
A vida cultural possui um legado que vem desde as sagas medievais até os grandes feitos contemporâneos – música e arte em todo lugar, artesanato, gastronomia e forte ligação ao pensamento sustentável.
DADOS GERAIS
Idioma – Islandês, mas o inglês é falado em todos os lugares.
Eletricidade – A voltagem no país é de 220V. Embora hoje em dia a maioria dos equipamentos eletrônicos seja bivolt, vale à pena conferir antes do uso. As tomadas elétricas utilizadas na Islândia são aquelas do tipo C e F.
Sistema de Comunicação – Procure sempre utilizar uma rede Wi-Fi, já que o custo com dados móveis pode ficar bastante elevado. As operadoras brasileiras têm custos diferentes para roaming internacional, consulte as tarifas praticadas por sua operadora. Caso queira estar conectado em tempo integral, você pode optar por comprar um chip internacional (Sim card) de uma operadora local, possibilitando usar internet móvel e fazer ligações. Ou ainda, se o seu aparelho for compatível, você pode adquirir um chip digital (eSim), que permite ativar um plano de dados sem a necessidade de um cartão físico. Neste caso, sugerimos a Airalo. Clique aqui para adquirir eSIM local, regional ou global com 5% de desconto com a Airalo.
Clima – A Islândia é conhecida por suas drásticas mudanças climáticas e é comum presenciar sol e chuva ao mesmo tempo O tempo é úmido durante todo o ano e, muitas vezes, pode variar em um mesmo dia. A temperatura média para o mês de março em Reykjavík é de 4ºC (máxima) e de -2ºC (mínima), e a luz solar incide geralmente de 7:30 até 19:45
Moeda – A moeda na Islândia é a Coroa Islandesa (ISK). US$ 1,00 equivale a aproximadamente ISK 120,00. EUR 1,00 equivale a aproximadamente ISK 140,00. Ambas as moedas são igualmente aceitas nas casas de câmbio. Cartões de crédito são amplamente aceitos mesmo em locais mais remotos, portanto, não existem muitas casas de câmbio e ficam apenas na capital.




DOCUMENTOS PARA EMBARQUE
Visto: Brasileiros não necessitam de visto para entrar na Islândia com permanência de até 90 dias.
Documentos necessários para embarque (somente originais): Passaporte com validade mínima de 6 meses contados a partir da data de embarque.
Vacina: Não há nenhuma vacina obrigatória para entrada no país.
Criança ou adolescente menor de 16 anos – Consulte orientações atualizadas através dos links abaixo:
Coordenadoria da Infância e Juventude – Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo



GASTRONOMIA NA ISLÂNDIA
A culinária da Islândia explora vastamente os produtos de origem animal e, portanto está baseada principalmente no peixe, na carne vermelha, e nos produtos lácteos. Não há muitas opções de vegetais e saladas cruas. Como ingredientes básicos, são frequentemente usados o carneiro, o bacalhau, o salmão, a truta, o iogurte e as exóticas carnes de cavalo, tubarão e baleia. Alguns pratos típicos e curiosos do país são o pão de trovão (pão de centeio tradicionalmente cozido dentro de fontes termais e geralmente servido com manteiga, carnes frias ou queijo), o Hakari, (carne fermentada de tubarão), o Graflax (aperitivo a base de salmão cru ou marinado), o Fiskibollur (espécie de almondegas de peixe), o Hangikjot (carne fumada de carneiro ou ovelha) e o Porramatur, prato nacional, que consiste em um repasto tradicional com diversos tipos de carne. Para os mais lights, o Skyr é um tipo de iogurte que se parece com uma mistura de iogurte azedo, cream cheese e sorvete derretido. E para os menos ousados, geralmente há opções de peixe com batatas e sopas e cozidos acompanhados de pães caseiros
O QUE LEVAR PARA ISLÂNDIA
Malas e Mochilas
– Mochila Ataque 20/30L – De uso diário nos passeios e onde serão levados os pertences pessoais durante os dias de passeio, quando levaremos somente o necessário.
– Mala Principal – Como bagagem principal você pode optar por mala pequena de rodinha ou mala maleável.
Calçados
– Botas de caminhada ou Tênis com solado aderente – Ambas as opções são boas para uso diário nos passeios. Se já tiver um calçado impermeável, sugerimos que leve, mas caso não tenha, não há necessidade de comprar.
Vestuário
– Roupas confortáveis para dias e noites (calças e camisetas);
– Jaquetas impermeáveis– importante para visita às Cachoeiras;
– Blusa de fleece ou segunda pele;
– Casaco corta vento e impermeável, preferencialmente com capuz;
– Gorro, luva e cachecol;
– Boné ou Chapéu;
– Roupa de banho para a Blue Lagoon e Jacuzis dos hotéis;
Acessórios
– Lanterna / Lanterna de Cabeça – Pode ser útil para caminhadas noturnas;
– Protetor Solar – Recomendamos fator 30 ou mais;
– Protetor Labial;
– Álcool em gel;
– Óculos para sol;
– Câmera fotográfica com tripé para auxiliar nas fotos das possíveis Auroras Boreais;
– Cantil térmico ou garrafa de água;
– Medicamentos tomados regularmente.



