FERNANDO DE NORONHA
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Fernando de Noronha pertence ao estado de Pernambuco e está a 345 km de Natal (RN) e a 545 km de Recife (PE). Surgiu há aproximadamente 12 milhões de anos, através de uma série de erupções vulcânicas. O arquipélago é formado por 21 ilhas ou ilhotas, com área total de 26 km². A ilha principal, a única habitada, possui 17 km² e a segunda menor BR do Brasil, com apenas 7 km de extensão.
Patrimônio Mundial Natural declarado pela UNESCO, Noronha é um santuário ecológico que abriga centenas de espécies de fauna e flora protegidas sob o Parque Nacional Marinho, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que regula sua visitação, projetos de educação ambiental e pesquisas científicas.
São 16 praias paradisíacas, onde golfinhos, tartarugas marinhas, tubarões, raias e cardumes de peixes coloridos são encontrados com frequência. Além delas, as construções históricas, fortalezas e mirantes completam o cenário ideal para quem gosta de caminhar, fotografar, mergulhar, surfar, ou, simplesmente relaxar ao som das ondas do mar.
DADOS GERAIS
Eletricidade – Existe uma usina termoelétrica responsável pela geração da energia consumida. A voltagem na região é de 220V com funcionamento 24 horas.
Saúde – Há apenas um hospital público na ilha, que atende casos de primeiros socorros e exames de rotina para os ilhéus. Hospital São Lucas – BR 363, Praça Flamboyant -F. Noronha. Há também uma pequena farmácia com variedade limitada de medicamentos. Recomendamos que você leve todos os medicamentos tomados regularmente, e que não se esqueça de usar protetor solar adequado a sua pele e de beber bastante água.
Sistema de Comunicação – Apesar da distância do continente, a Ilha possui bons serviços de comunicação. Os telefones celulares funcionam razoavelmente bem Oi, Brasil Telecom, Claro e Tim, (estes dois últimos são as que possuem maior sinal). A maior parte das pousadas possui sistema de wi-fi incluso na diária e há tecnologia 3G disponível na Ilha, mas nenhuma das duas opções funciona bem em tempo integral. Prepare-se para ficar um pouco mais desconectado! O código DDD da região é 81.
Clima – A temperatura na ilha tem pouca variação durante o ano, mantendo uma média de 28ºC, com muito sol e uma brisa refrescante. Desta forma, pode ser visitada o ano todo para quem não tem um interesse específico. Para quem tem, vale a pena seguir as melhores épocas:
➔ Dezembro, Janeiro e Fevereiro – Estação de seca. São os melhores meses para quem pratica surfe e bodyboard, com altas ondas invadindo as praias do mar de dentro, especialmente a Cacimba do Padre, a preferida dos surfistas. Nesta época, as praias do mar de fora costumam estar mais calmas. Não deixe de andar até o final da praia do Leão, pouco visitada, mas uma das mais belas praias da ilha. Na maré baixa é lá que se formam deliciosas piscinas naturais;
➔ Março, Junho, Julho e Agosto – Estação chuvosa. Nesta época, é possível tomar banho de cachoeira em Noronha! A única cachoeira da ilha se forma nesta época na praia do Sancho.
➔ Setembro, Outubro e Novembro – Estação de seca – O início desta temporada é a época mais indicada para o mergulho livre, já que as águas do mar de dentro estão calmas e com excelente visibilidade. Para o mergulho autônomo a ilha é boa o ano todo, já que há diversos pontos espalhados pelo mar de dentro e de fora.
Bancos – Cartões de débito e crédito são aceitos em grande parte do comércio, bares, restaurantes e até barracas de praia. O único impedimento é o sinal de celular, por isso é sempre bom ter algum dinheiro vivo ou perguntar antes de consumir. A ilha possui agências do Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal e Bancos 24 horas para saques.






DOCUMENTOS PARA EMBARQUE (TAXAS DE ENTRADA)
Taxas de Entrada – Todos os turistas e visitantes são obrigados a pagar as “Taxas de Preservação Ambiental” e “Taxa de Acesso ao Parque”.
- Taxa de Preservação: É obrigatório o pagamento da Taxa de Preservação para todos que visitam a ilha. O valor é variável de acordo com a quantidade de dias de permanência em Noronha. A taxa pode ser paga diretamente no aeroporto de Noronha ou antecipadamente através do preenchimento do formulário disponível no Site Oficial do Arquipélago de Fernando de Noronha (www.noronha.pe.gov.br). Após preenchimento, o sistema gera um boleto que deve ser pago no banco. As fichas e o comprovante de pagamento devem ser apresentados no aeroporto de Noronha.
- Taxa de Acesso ao Parque: Os ingressos podem ser garantidos pela internet ou nas bilheterias em Fernando de Noronha. Para garantir mais comodidade e tranquilidade aos visitantes existe a opção da compra antecipada de ingressos. Após a compra pela internet basta imprimir o voucher e seguir até um dos locais acima para retirada de seu cartão de acesso. Link para comprar o ingresso: tickets.parnanoronha.com.br/home.
Criança ou adolescente menor de 16 anos – Consulte orientações atualizadas através dos links abaixo:
Coordenadoria da Infância e Juventude – Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Estatuto da Criança e do Adolescente – art. 83



GASTRONOMIA EM FERNANDO DE NORONHA
Fernando de Noronha possui uma variedade de restaurantes e bares que reúnem características da culinária nordestina, e principalmente, frutos do mar. Entre as opções estão lagosta, polvo, frutas tropicais e até mesmo tubarões. Como se trata de uma ilha, é claro que não poderiam faltar os mais variados tipos de pescados.
Os restaurantes na ilha ficam concentrados na região da Vila dos Remédios, região central da ilha. No entanto, há opções espalhadas por todo o local, sendo possível encontrar estabelecimentos em que o cliente pode consumir de frente para o mar. Além disso, os hotéis costumam incluir as refeições nos próprios pacotes e algumas pousadas contam com o sistema de cozinha compartilhada, onde o hóspede pode preparar a própria comida.
Experimente pratos que contenham ingredientes como cuscuz e rapadura, além de receitas autorais. No caso de pratos com peixes ou frutos do mar, vale a pena provar o que há de mais fresco.
O QUE LEVAR PARA FERNANDO DE NORONHA
Calçados: Tênis, Papete ou Chinelo
Mochila Ataque 20/30L – É a melhor opção para os passeios, pois tem tamanho ideal para levar água, toalha, snacks, máquina fotográfica, protetor solar, lanche de trilha e o que mais você precisar para passar bem o dia.
Mala Principal – Como bagagem principal você pode optar por mala pequena de rodinha ou mala maleável.
Vestuário:
- Roupas leves e de secagem rápida (suplex, tactel, dryfit) para serem usadas durante os passeios;
- Agasalhos leves para as noites e para o trajeto de avião, quando o ar-condicionado é sempre bastante forte;
- Camiseta de lycra para mergulhar, surfar ou mesmo apenas para se proteger do sol sempre forte de Noronha;
- Maiô | Biquíni | Sunga | Boné | Chapéu;
- Toalha de praia e canga – Para dar mais conforto ao seu passeio. Muitas pousadas em Noronha oferecem o empréstimo de toalhas para praia como cortesia.
Acessórios:
- Lanterna | Lanterna de Cabeça – Pode ser útil de acordo com os passeios noturnos que você optar por fazer;
- Cantil – Você pode optar por levar garrafinhas de água da pousada para os passeios também. O importante é que não deixe de ter sempre água à mão durante os passeios;
- Protetor Solar | Protetor Labial | Óculos para sol | Repelente;
- Câmera fotográfica – Ideal prever uma embalagem estanque para alguns passeios mais expostos à água ou levar uma máquina subaquática (pode ser alugada localmente);
- Binóculos – Pode valer à pena levar para tentar avistar os golfinhos rotadores, tanto do alto do Mirante dos Golfinhos como do alto de qualquer outro mirante da ilha;
- Máscara de Mergulho, snorkel e nadadeira – Sugerimos ter sempre este kit infalível na sua mochila. Em cada praia de Noronha é possível ver peixes de cores e tamanhos diferentes. Pode ser alugado na ilha;
- Medicamentos tomados regularmente.





