ESTRADA REAL

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Estrada Real é a maior rota turística do país, composta por 1.630 quilômetros de extensão subdividida em 04 caminhos (Novo, Velho, Diamantes e Sabarabuçu) passando por 03 estados (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo).

Deixe a Estrada Real te surpreender com as dramáticas paisagens da Serra do Espinhaço, Patrimônio da Biosfera. Você irá percorrer boa parte dos trajetos originais de um caminho cheio de surpresas como vilarejos pitorescos, cachoeiras exuberantes, espiritualidade, além da famosa cozinha e hospitalidade de uma Minas Gerais autêntica, rústica e simples – extremamente segura e perdida no tempo. Viva a história do Brasil em Minas!

DADOS GERAIS

Eletricidade: A voltagem na região é de 127 V. Embora hoje em dia a maioria dos equipamentos eletrônicos seja bivolt, vale a pena conferir antes do uso.

Saúde: Existem hospitais para atendimento de emergências 24h em Serro (São Gonçalo do Rio das Pedras), Conceição do Mato Dentro, Santa Bárbara, e Ouro Preto. Em casos de emergência, acionar o seguro-viagem contratado.

Sistema de comunicação: A cobertura de sinal ao longo do roteiro é boa, especialmente da TIM. Mesmo assim, a maioria dos estabelecimentos possui Wi-fi.

Clima: O clima na região é fresco, sendo o mês mais frio, Julho, e o mês mais quente é fevereiro. Em geral a temperatura não ultrapassa 26°C na época mais quente. De outubro a Março, é a estação mais úmida e chuvas constantes, nos demais meses, a precipitação não é constante. 

DOCUMENTOS PARA EMBARQUE

Para embarque – São aceitos para embarque carteira de identidade, de habilitação e passaporte.

Criança ou adolescente menor de 16 anos – Consulte orientações atualizadas através dos links abaixo:

Coordenadoria da Infância e Juventude – Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Estatuto da Criança e do Adolescente – art. 83

GASTRONOMIA NA ESTRADA REAL

Com diversos pratos que atravessam gerações, a culinária mineira traz seus intensos sabores e aromas para os principais pratos que você pode experimentar durante sua viagem. Conhecido principalmente pelas sua variedades de queijos, é possível provar diversas combinações com as tradicionais compotas de doces, o clássico doce de leite ou a tradicional goiabada cascão. 

Não deixe de experimentar os famosos pratos mineiros feitos na terra natal como o Tutu à Mineira, Feijão Tropeiro e Vaca Atolada. 

O QUE LEVAR PARA A ESTRADA REAL

Este é um passeio onde nos desprendemos das cargas da cidade grande. A simplicidade dos lugares não combina com malas pesadas. Considerando que o espaço do bagageiro é restrito e deve ser compartilhado entre todos os participantes da expedição, seguiremos o padrão “Bagagem de mão em voos nacionais” das companhias aéreas brasileiras:

– um objeto pessoal bolsa/mochila com as seguintes medidas máximas: 35 x20 x 45 cm

– uma mala (de preferência maleável) com as seguintes medidas máximas: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas, e com no máximo 10kg.

*ATENÇÃO: qualquer outra bagagem extra além da permitida estará sujeita a disponibilidade de espaço nos bagageiros do veículo e SOMENTE será levada desde que não traga desconforto aos demais passageiros

Vestuário:

– Roupas leves – esportivas (suplex, tactel, dryfit);
– Calças (preferência de tactel) e agasalhos leves;
– Camiseta de manga comprida (para proteção solar);
– Meias | Maiô | Biquíni | Sunga;
– Boné | Chapéu;
– Capa de chuva;
– Roupas de frio a depender da estação

Acessórios:
– Lanterna / Lanterna de Cabeça;
– Protetor Solar (Recomendamos fator 30+) | Repelente | Protetor labial;
– Óculos de sol;
– Necessaire – As dobráveis que permitem serem penduradas são mais práticas;
– Cantil térmico / Garrafa de água;
– Medicamentos regulares (se necessário);
– Bastão de caminhada
– Dinheiro em espécie