EQUADOR - GALÁPAGOS
INFORMAÇÕES ÚTEIS
O Equador é famoso por ter uma selva exuberante e diversificada floresta tropical. A capital Quito foi fundada em 1530 e é Patrimônio Mundial da UNESCO om belos prédios históricos, como as igrejas da Companhia de Jesus decorada com lâminas de ouro de 23 quilates, e a de São Francisco, repleta de arte religiosa da Escola Quitenha. A cidade fica a 2.850 m de altitude é possível ver as montanhas que fazem parte da Cordilheira dos Andes e o vulcão Cotopaxi, cartão postal do país e maior vulcão ativo do Equador.
Saindo de Quito em direção ao sul do país, é possível conhecer a famosa Avenida dos Vulcões, uma estrada de 400 quilômetros localizada no meio das cordilheiras. Na região há um parque em que é possível fazer a escalada de uma parte do vulcão Cotopaxi.
Guayaquil é a maior cidade do país, fundada em 1538, é um porto fluvial, na beira do rio Guayas. Fica num golfo estando distante 70 km do Oceano Pacífico. Tem como destaque turístico a Catedral, a Igreja de São Francisco, O Cerro Santa Ana, o bairro Las Penhas, o Parque das Iguanas; e principalmente o Malecon, um projeto de restauração do centro histórico e Cais Libertador Simón Bolívar.
Cuenca é a terceira maior cidade do Equador famosa por ser centro de produção dos chapéus-panamá. É uma cidade conhecida como polo cultural do Equador, famosa por sua arquitetura, arte, ciência e literatura.
Outro destaque do território equatoriano é Riobamba, uma das cidades mais antigas do país. Foi assentamento da cultura Puruhá, famosa pela arte cerâmica. Está no “coração dos Andes” e aos pés do vulcão mais alto do Equador, o Chimborazo.
As ilhas Galápagos foram fundamentais para os estudos de Charles Darwin. Foi nesta região afastada, pertencente ao Equador, que o inglês observou parte das espécies que inspiraram a Teoria da Evolução. Localizado a 1.000 km da costa do Equador, Galápagos é o principal atrativo turístico do país. O arquipélago que compreende o conjunto das Ilhas Galápagos, que são de origem vulcânica, é formado por dezenas de ilhas e rochedos, sendo treze ilhas maiores (entre 14 a 4 588 km²), seis ilhas menores, e dezenas de ilhotas e rochedos, que totalizam uma área terrestre de 8 010 km². As tartarugas gigantes são responsáveis pelo nome do arquipélago. A expressão “Galápago” surgiu de “galopar” e foi criada pelos espanhóis, que cavalgavam sobre os animais antes de matá-los para obter o óleo e consumir sua carne. Segunda maior reserva do mundo, Galápagos foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade em 1978 pela UNESCO. As maiores cidades são Puerto Baquerizo Moreno, a capital de Galápagos, na Ilha de San Cristóval e Puerto Ayora, o principal centro econômico.
DADOS GERAIS
Eletricidade – A voltagem de Quito é 110V e a tomada padrão é do tipo B. Se você não tiver adaptador para esse tipo de tomada, vale a pena levar um adaptador universal na sua mala.
Saúde – Em caso de emergência, acionar o seguro viagem.
Sistemas de Comunicação – Procure sempre utilizar uma rede Wi-Fi, já que o custo com dados móveis pode ficar bastante elevado. As operadoras brasileiras têm custos diferentes para roaming internacional, consulte as tarifas praticadas por sua operadora. Caso queira estar conectado em tempo integral, você pode optar por comprar um chip internacional (Sim card) de uma operadora local, possibilitando usar internet móvel e fazer ligações. Ou ainda, se o seu aparelho for compatível, você pode adquirir um chip digital (eSim), que permite ativar um plano de dados sem a necessidade de um cartão físico. Neste caso, sugerimos a Airalo. Clique aqui para adquirir eSIM local, regional ou global com 5% de desconto com a Airalo.
Clima – De janeiro a abril, a região vive sua estação das chuvas e também de maior calor, com médias de temperatura ambiente entre 22°C e 30°C (a água fica entre 23°C e 25°C). De maio a dezembro, há o período da estação seca, com menos calor (média de 19°C a 26ºC no ambiente e 21°C e 23°C na água).
Moeda – A moeda local é o dólar americano. Leve notas de US$ 1 a US$ 20, não leve notas grandes pois não são aceitas em muitos lugares. Sobre o uso de cartões, Visa e MasterCard são amplamente aceitos, American Express quase nunca. Não deixe de avisar o banco ou a operadora do cartão sobre a viagem.






DOCUMENTOS PARA EMBARQUE
Para Embarque: Brasileiros podem viajar para países do Mercosul sem necessidade de passaporte, utilizando apenas o RG original em bom estado e emitido há menos de 10 anos, porém, para quem vai à Galápagos, o RG não é aceito para embarque em algumas embarcações, consulte no momento da reserva ou sugerimos embarcar com Passaporte. Também para voos via Panamá (Copa Airlines) o embarque é permitido somente com Passaporte com validade mínima de 6 meses contados a partir da data de embarque.
Visto: Brasileiros podem viajar para países do Mercosul sem necessidade de passaporte, utilizando apenas o RG original em bom estado e emitido há menos de 10 anos, porém, para quem vai à Galápagos, o RG não é aceito para embarque em algumas embarcações, consulte no momento da reserva ou sugerimos embarcar com Passaporte. Também para voos via Panamá (Copa Airlines) o embarque é permitido somente com Passaporte com validade mínima de 6 meses contados a partir da data de embarque.
Vacinas: É obrigatória a apresentação do cartão de vacinação internacional contra a febre amarela. A vacina deve ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência da data de saída da viagem. Como a vacina pode causar reações, consulte o seu médico antes de se vacinar.
Criança ou adolescente menor de 16 anos – Consulte orientações atualizadas através dos links abaixo:
Coordenadoria da Infância e Juventude – Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Estatuto da Criança e do Adolescente – art. 83




GASTRONOMIA NO EQUADOR
A gastronomia equatoriana é bem parecida com a peruana. A maioria dos pratos é feita à base de peixe e utilizam bastante batata, milho e cereais. O Ceviche também faz parte da gastronomia local: fruto do mar cru, curtido no limão, acompanhado de cebola e batata doce. Experimente também a Umita (a base de pamonha, super leve e saborosa).
O QUE LEVAR PARA O EQUADOR
Calçados:
- Bota | Tênis | Sapato fechado
- Papete | Chinelo (no verão)
Bagagens:
Mala Principal – Como bagagem principal você pode optar por mala pequena de rodinha ou mala maleável.
Mochila Ataque 20/30L – De uso diário nos passeios e onde serão levados os pertences pessoais durante os dias de passeio, quando levaremos somente o necessário.
Vestuário:
- Calça – Em material sintético (Supplex ou Tac-Tel) são de secagem rápida e fácil manutenção. As conversíveis em bermuda são versáteis e confortáveis.
- Bermuda e shorts
- Camisetas manga longa e curta
- Camiseta | Blusa Base Layer – Funciona como segunda pele (Para épocas frias).
- Casaco (para épocas frias)
- Capa de Chuva
- Blusa de fleece ou outro agasalho quente
- Maiô | Biquíni | Sunga
- Boné | Chapéu
Acessórios:
- Cantil – Os de policarbonato (Lexan) é mais resistente e não retém sabor
- Protetor Solar – Pelo menos FPS 30 | Protetor Labial
- Repelente – importante para quem for alérgico a picadas de insetos.
- Óculos para sol
- Nécessaire
- Remédios de uso pessoal (se necessário)





