CAMBOJA

INFORMAÇÕES ÚTEIS

No Sudoeste Asiático fica o Camboja, o 88º país do mundo em área. Com 181.035 quilômetros quadrados ele faz fronteira com a Tailândia, Laos, Vietnã e o Golfo da Tailândia. Florestas exuberantes são encontradas em todo o seu território, considerado a maior biodiversidade da Ásia, e servem de abrigo para muitas espécies ameaçadas de extinção, como os elefantes- asiáticos, crocodilos, tigres e panteras. Grande parte desta riqueza circunda o lago Tonle Sap, que fica a 100 quilômetros de Phnom Penh, a capital do Camboja. Na estação das chuvas o lago é palco de um fenômeno natural único: seus 2.500km² aumentam mais de quatro vezes tornando-se a maior concentração de água doce do Sudeste Asiático. Este fenômeno favorece a reprodução de espécies marinhas raras ou ameaçadas de extinção e transforma o Tonle Sap em um dos lagos de água doce com mais peixes no mundo. País budista, fica no Camboja alguns dos mais belos templos construídos pelo homem, com destaque para o Angkor Wat, no vilarejo de Siem Reap. Ele faz parte de um complexo com centenas de templos espalhados por 150 quilômetros quadrados, mas é sem dúvida a atração principal, por sua construção e singularidades, como as mais de 3.000 diferentes ninfas espalhadas por suas paredes. Por estas e outras belezas, hoje o turismo é a segunda fonte de renda do país, atrás apenas da indústria têxtil.

DADOS GERAIS

Idioma oficial: KhmerMuitos cambojanos tem o francês como segunda língua e o inglês é comumente usado nas áreas turísticas.

Eletricidade: A voltagem no país é de 220V. Embora hoje em dia a maioria dos equipamentos eletrônicos seja bivolt, vale à pena conferir antes do uso. Há basicamente 2 tipos de plugues no Camboja: A e C.

Sistemas de Comunicação – Procure sempre utilizar uma rede Wi-Fi, já que o custo com dados móveis pode ficar bastante elevado. As operadoras brasileiras têm custos diferentes para roaming internacional, consulte as tarifas praticadas por sua operadora. Caso queira estar conectado em tempo integral, você pode optar por comprar um chip internacional (Sim card) de uma operadora local, possibilitando usar internet móvel e fazer ligações. Ou ainda, se o seu aparelho for compatível, você pode adquirir um chip digital (eSim), que permite ativar um plano de dados sem a necessidade de um cartão físico. Neste caso, sugerimos a Airalo. Clique aqui para adquirir eSIM local, regional ou global com 5% de desconto com a Airalo

Clima: De Dezembro a Fevereiro, o clima é seco e mais frio. De Fevereiro a Abril é, geralmente, seco, mas a temperatura é mais quente. A estação de chuva vai de Abril a Novembro, sendo Setembro e Outubro os meses com maior incidência de chuva. A melhor época pra visitar o país é de Novembro a Fevereiro, pois o clima é seco e mais fresco, sem chuva. À noite e bem cedo pela manhã, as temperaturas são mais agradáveis, porém durante a tarde a temperatura pode alcançar os 30ºC. É o período ideal para visitar os templos de Angkor, mas é também a alta estação. Temperatura média de Novembro a Fevereiro: 21ºC / 31ºC.

Moeda: Riel (KHR). USD 1,00 equivale a aproximadamente KHR 4.000,00. Cartões de crédito internacionais são aceitos para grandes transações e hoteis, para compras menores pode-se utilizar dólares americanos e o troco será em Riel.

DOCUMENTOS PARA EMBARQUE

Para embarque: Passaporte com validade mínima de 6 meses contados a partir da data de chegada no país, com mínimo de 3 folhas em branco, lado a lado

Vacinas: É obrigatória a apresentação do cartão de vacinação internacional contra a febre amarela. A vacina deve ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência da data de saída da viagem. Como a vacina pode causar reações, consulte o seu médico antes de se vacinar.

Vistos: Brasileiros precisam de visto para entrar no país. Pode ser obtido E-visa online (https://www.evisa.gov.kh/) ou na chegada ao aeroporto do país, com pagamento da taxa em espécie (dinheiro) no valor de USD 30. Para os trâmites na chegada, poderá preencher o formulário E-Arrival no prazo de 7 dias antes da chegada para economizar tempo no aeroporto (https://www.arrival.gov.kh/).

Criança ou adolescente menor de 16 anos – Consulte orientações atualizadas através dos links abaixo:

Coordenadoria da Infância e Juventude – Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Estatuto da Criança e do Adolescente – art. 83

GASTRONOMIA NO CAMBOJA

A culinária Khmer é uma das mais antigas do mundo, ainda viva. Peixe Amok é um prato muito popular no Camboja. É um mousse de peixe com leite de coco fresco e kroeung, um tipo de pasta de curry Khmer feito de capim limão, açafrão da terra, alho, cebolinha, galangal (da família do gengibre|) e “fingerroot” (um gengibre chinês). Este prato é tradicionalmente servido na folha de bananeira. Além disso, a culinária Cambojana inclui macarrão (noodles), sopa, grelhados, frituras, curries, saladas, vegetais, arroz (é a base do prato) e muitas frutas. Mais excêntricos são os insetos fritos como aranhas, cobras e grilos. Prove também o vinho de arroz local chamado Sombai.

O QUE LEVAR PARA O CAMBOJA

Calçados: Tênis para caminhada e Chinelo

Bagagens:

Mala Principal – Como bagagem principal você pode optar por mala pequena de rodinha ou mala maleável.

Mochila Ataque 20/30L – De uso diário nos passeios e onde serão levados os pertences pessoais durante os dias de passeio, quando levaremos somente o necessário.

Vestuário:

Mochila Ataque 20/30L – De uso diário nos passeios e onde serão levados os pertences pessoais durante os dias de passeio, quando levaremos somente o necessário.

Mala Principal – Como bagagem principal você pode optar por mala pequena de rodinha ou mala maleável.

Vestuário:

– Botas ou tênis de caminhada para os passeios;
– Roupas leves;
– Agasalhos leves;
– Roupa de banho;
– Boné/chapéu

Acessórios:

– Protetor solar/protetor labial;
– Óculos de sol;
– Álcool em gel;
– Cantil ou garrafa de água;
– Medicamentos regulares (se necessário);

– Nécessaire – As dobráveis que permitem serem penduradas, são mais práticas nesse tipo de viagem.