CHAPADA DAS MESAS
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Os imensos platôs de arenito que se assemelham a mesas dão o nome ao Parque Nacional da Chapada das Mesas. A paisagem é composta por um magnífico conjunto de cânions, cavernas e formações rochosas avermelhadas, florestas de buritizais e sertões, além de uma enorme diversidade de cachoeiras e piscinas naturais de águas límpidas e temperatura agradável, as grandes estrelas do parque.
A unidade de conservação fica no sul do estado do Maranhão, na divisa com Tocantins, e abrange os municípios de Carolina, Estreito e Riachão. São mais de 89 cachoeiras e 400 nascentes distribuídas em 160 mil hectares de encantos do Cerrado, um paraíso para os aventureiros e todos aqueles que querem se conectar com a natureza e apreciar a sua beleza.
A região do entorno do parque também oferece uma variedade de atrativos, como o Morro do Chapéu e o Morro do Portal da Chapada de onde se pode apreciar a vista da vegetação de transição entre o Cerrado e a Floresta Tropical, conhecida como “Cerradão”.
DADOS GERAIS
Eletricidade – A voltagem na região é de 220V. Embora a maioria dos equipamentos eletrônicos seja bivolt atualmente, vale a pena conferir antes do uso!
Saúde – Existem 2 hospitais em Carolina que atendem a qualquer urgência 24 horas por dia e um posto de saúde. Os municípios de Estreito e Riachão também contam cada um com hospital próprio. A cidade de Imperatriz conta com uma variedade de hospitais, inclusive da Unimed e hospitais infantis.
Sistema de Comunicação – Os municípios possuem telefonia fixa, móvel, e conectividade com a internet. Contudo, a infraestrutura da telefonia no local ainda necessita melhorias. As operadoras TIM, OI, CLARO e VIVO possuem sinal, mas a operadora Vivo é citada como a que oferece o melhor serviço na região. O código é (99).
Clima – O clima é tropical úmido, com temperaturas altas durante todo o ano, com máximas de 36°C e média anual de 26°C. Há duas estações bem definidas: a chuvosa, entre novembro e abril, quando os rios e cachoeiras ficam com mais volume de água, e a seca, entre maio e outubro, quando as condições de banho nos rios e cachoeiras são mais seguras. Em geral, o clima é favorável ao turismo durante o ano inteiro.
Bancos – Na cidade de Imperatriz, há agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia. Há também terminais de autoatendimento Banco 24 horas. Em Estreito, há duas agências, do Banco do Brasil e Banco da Amazônia. Nos municípios de Riachão e Carolina, há agências do Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Lotérica e Bradesco. Alguns locais aceitam somente pagamento em dinheiro, e como o sinal de internet às vezes é falho, nem sempre é possível comprar usando cartão. Recomenda-se ter vários meios de pagamento, inclusive levar uma quantia em espécie.
População estimada dos principais municípios na Chapada das Mesas –
Carolina: 42.527 | Imperatriz: 273.110 | Riachão 20.334
Informações turísticas:
https://turismo.ma.gov.br/programas-ou-campanhas/chapada-das-mesas









DOCUMENTOS PARA EMBARQUE
Para embarque (somente originais): Carteira de identidade, de habilitação ou Passaporte.
Criança ou adolescente menor de 16 anos – Consulte orientações atualizadas através dos links abaixo:
Coordenadoria da Infância e Juventude – Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Estatuto da Criança e do Adolescente – art. 83

GASTRONOMIA NA CHAPADA DAS MESAS
A cidade base para quem resolve conhecer o Parque Nacional da Chapada das Mesas é Carolina. A comida típica da região são os peixes de água doce, geralmente servidos com mandioca frita – conhecida localmente como “macaxeira”.
A carne de sol, tradicional da culinária nordestina, também marca presença nas cozinhas locais.
Para os amantes do açaí, no Maranhão é possível experimentar o juçara, fruta similar, porém menos calórica e com sabor mais suave, geralmente acompanhada de farinha de mandioca.
Contudo, a culinária de Carolina é bastante diversificada, com pratos para todos os gostos, como pizza e massas, churrasco e petiscos variados.
O QUE LEVAR PARA CHAPADA DAS MESAS
Calçados: Tênis, Bota de Trilha, Sapatilha aquática, Papete e/ou Chinelo.
Malas e Mochilas:
Mochila Ataque 20/30L – É a melhor opção para os passeios, pois tem tamanho ideal para levar água, toalha, snacks, máquina fotográfica, protetor solar, lanche de trilha e o que mais você precisar para passar bem o dia.
Mala Principal – Como bagagem principal você pode optar por mala pequena de rodinha ou mala maleável.
Vestuário:
- Roupas leves e de secagem rápida – esportivas (suplex, tactel, dryfit) – Obs: Recomendados uma muda de roupa reserva para os passeios
- Calças (preferência de tactel) e agasalhos leves
- Camiseta de manga comprida (para proteção solar)
- Meias | Maiô | Biquíni | Sunga
- Boné | Chapéu
- Toalha sintética de uso outdoor – Aconselhamos ter sempre 1 toalha pequena na sua mochila.
Acessórios:
- Lanterna / Lanterna de Cabeça – Essencial para subir a Serra do Espírito Santo
- Capinha a prova d’água para celular
- Snorkel e colete salva-vidas (Disponível na agência)
- Protetor Solar (Recomendamos fator 30+ e evitar não biodegradável) | Repelente | Protetor labial
- Óculos de sol
- Capa de chuva em períodos chuvosos (novembro a abril).
- Necessaire – As dobráveis que permitem serem penduradas são mais práticas
- Cantil térmico / Garrafa de água (Recomendado 2 litros de água, sendo 1 litro congelado)
- Medicamentos regulares (se necessário)
- Snacks para serem consumidos ao longo dos trajetos. Algumas distâncias são longas e pode ser útil ter em mãos barras de cereal, bolachinhas, frutas secas e etc.


