LENÇÓIS MARANHENSES

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Lençóis Maranhenses um lugar paisagem paradisíaca e única no mundo, composta por uma imensidão de dunas de areias branquinhas e lagoas azuis de águas mornas e cristalinas nas quais é possível se banhar, fazem do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses um destino imperdível para aqueles que adoram contemplar as maravilhas da natureza.

A unidade de conservação se localiza no litoral oriental do estado do Maranhão e está inserida no bioma do Cerrado, apresentando forte influência da Caatinga e da Amazônia, sendo, portanto, encontradas espécies comuns aos três biomas.

Os campos de dunas ocupam dois terços dos mais de 155.000 hectares de área do parque, distribuídos entre os municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão, e atraem turistas de todo o mundo, sendo o principal destino turístico do Estado.

As lagoas são formadas a partir do acúmulo da água das chuvas e entre os meses de maio e setembro estão mais cheias. Existem lagoas perenes na região de Santo Amaro.

DADOS GERAIS

Eletricidade – A voltagem na região é de 220V. Embora hoje em dia a maioria dos equipamentos eletrônicos seja bivolt, vale a pena conferir antes do uso.

Saúde – Existe 1 hospital em Barreirinhas que atendem a qualquer urgência 24 horas por dia e uma Unidade Básica de Saúde.

Sistema de Comunicação – Os municípios possuem telefonia fixa, móvel, e conectividade com a internet, contudo a infraestrutura da telefonia no local ainda necessita de melhoras, sendo que a operadora Vivo é citada como a que oferece o melhor serviço na região. O código é (98).

Clima – O clima é sub-úmido seco, com temperaturas variando entre 22 °C e 32 °C, e média anual de 26 °C. Há duas estações bem definidas: a chuvosa, entre janeiro e julho, e a seca, entre agosto e dezembro, sendo que a melhor época para visitação é entre junho e setembro, logo após a estação chuvosa, que vai de fevereiro a maio. Nos meses de junho e julho as lagoas estão mais cheias, e geralmente secam entre dezembro e janeiro. Por vezes, a estação seca se estende até o final de fevereiro.

Bancos – Na cidade de Barreirinhas, há quatro agências bancárias – Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco e Caixa Econômica Federal, sendo que somente a Caixa funciona 24h, e na cidade de Primeira Cruz, há uma agência do Bradesco. Alguns quiosques do parque somente aceitam pagamento em dinheiro, e como o sinal de internet na região às vezes é deficiente, nem sempre é possível comprar usando cartão, então não esqueça de trazer consigo dinheiro para os seus gastos extras.

População estimada dos principais municípios nos Lençóis Maranhenses:

Santo Amaro: 16.034 |  Primeira Cruz: 15.431 | Barreirinhas: 63.217 |  Atins: 2.000

Informações turísticas:
www.icmbio.gov.br/parnalencoismaranhenses

DOCUMENTOS PARA EMBARQUE

Para embarque – São aceitos para embarque carteira de identidade, de habilitação e passaporte.

Criança ou adolescente menor de 16 anos – Consulte orientações atualizadas através dos links abaixo:

Coordenadoria da Infância e Juventude – Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Estatuto da Criança e do Adolescente – art. 83

GASTRONOMIA EM LENÇÓIS MARANHENSES

Os frutos do mar são as estrelas da gastronomia da região, geralmente acompanhados pelo arroz de cuxá, que leva vinagreira, uma erva típica da região e que exige habilidade no preparo, camarão seco e temperos mais tradicionais, como alho e cebola.

O camarão gigante no molho secreto faz a fama de alguns restaurantes da região, e há quem diga que o melhor camarão do mundo é o servido no Maranhão.

A moqueca maranhense leva a maioria dos ingredientes tradicionais das moquecas capixaba e baiana, mas tem como diferencial o acréscimo de ovos cozidos, uma mistura inusitada que dá certo. Outra opção é a peixada, caldo feito somente com peixes da costa do Maranhão e que também leva ovo na receita.

Os peixes, assados na brasa ou fritos, no óleo de côco de babaçu, são considerados por muitos uma das melhores especialidades da cozinha maranhense, e a carne de sol, tradicional da culinária nordestina, também marca presença nas cozinhas locais.

Para os amantes do açaí, no Maranhão é possível experimentar o juçara, fruta similar, porém menos calórica e com sabor mais suave, geralmente acompanhada de farinha de mandioca ou camarão seco – mas também é possível desfrutá-la com banana e granola.

O QUE LEVAR PARA OS LENÇÓIS MARANHENSES

Calçados: Tênis, papete de trilha ou chinelo. – Obs: As dunas permitem andar até mesmo descalço (O vento não deixa a areia ficar tão quente).

Malas e Mochilas:

Mochila Ataque 20/30L – É a melhor opção para os passeios, pois tem tamanho ideal para levar água, toalha, snacks, máquina fotográfica, protetor solar e o que mais você precisar para passar bem o dia.

Mala Maleável – Como bagagem principal, solicitamos que você opte por uma mala maleável, com capacidade para 60 / 80 litros. As malas grandes, duras e quadradas dificultam o transporte nos deslocamentos.

Vestuário:

  • Roupas leves e de secagem rápida (suplex, tactel, dryfit) para serem usadas durante as caminhadas.
  • Agasalho para o trajeto de avião.
  • Maiô / Biquíni / Sunga / Boné / Chapéu / Capa de chuva.
  • Toalha – Aconselhamos ter sempre uma toalha pequena na sua mochila durante os passeios. As de uso Outdoor (sintéticas) secam mais rápido e absorvem bem.